Editorial

É com grande satisfação que apresentamos o primeiro número da Revista Discente Expressões Geográficas.
Nesta edição, trazemos uma entrevista com o Prof. Dr. Roberto Lobato Corrêa (UFRJ), realizada no dia 16 de abril de 2005, em Florianópolis. Na entrevista, o Professor fala das mudanças nos conceitos chaves da geografia; das transformações sócio-espaciais em Florianópolis; das potencialidades e limites da Geografia Cultural; da geografia frente à questão ambiental e ao ensino; da reforma universitária e dos órgãos de fomento à pesquisa.
Dentre os quarenta e três artigos enviados, selecionamos para publicação neste primeiro número cinco trabalhos que se destacam por suas diferentes abordagens teóricas, metodológicas e temáticas, de variados níveis acadêmicos e de diferentes instituições e estados. Esta escolha sinaliza nossa intenção de mostrar aos leitores a pluralidade do conhecimento geográfico.
Marlon Brandt apresenta o resultado da pesquisa de sua monografia de conclusão de curso no artigo A criação da Sociedade Agrícola Fraiburgo (SAFRA) e o início da pomicultura em Fraiburgo - SC na década de 1960. Trata-se de um estudo de geografia histórica que relaciona elementos da atividade da produção de maçã em Fraiburgo com fatores externos vinculados às esferas econômicas, sociais e políticas.
Karin Schellmann e Salete Kozel trazem no artigo A conquista da Antártica: signos e representações os vários discursos que permeiam a construção de significados relacionados à conquista e exploração deste espaço geográfico.
Baseado em ações do Ministério Público de Curitiba (PR) o artigo de Denise Pinheiro Francisco identifica, quantifica e espacializa os Danos socioambientais urbanos na cidade de Curitiba, servindo como aporte para um melhor entendimento da problemática ambiental urbana.
Contribuindo para o conhecimento da Geomorfologia da Amazônia, Deivison Carvalho Molinari apresenta o artigo Hidrologia Superficial em Encostas: infiltração de água e movimentos de massa - o caso da Fazenda Caipuru - Presidente Figueiredo - Amazonas.
Miguel Matias Utzig Muller, João Claudino Tavares e Idaleto Malvezzi Aued enfatizam no artigo Os elementos da construção do espaço transitório na COOPAVA a transitoriedade como movimento dialético entre o velho e o novo e a "virtuosidade dos sujeitos humanos" organizados na COOPAVA, propondo assim, elementos para pensar a construção da "Geografia da Transição".
Apresentamos também espaços para a publicação de relatórios de saídas de campo e resumos de monografias de conclusão de curso de graduação deste Departamento.
Certos de que esta publicação contribuirá para a construção e reflexão contemporânea das diferentes manifestações e expressões geográficas, desejamos à todos:

uma boa leitura!

<< retornar