Prezados leitores,

Como já se tornou tradicional no ambiente acadêmico da Universidade Federal de Santa Catarina, lhes apresentamos mais um número da Revista Discente Expressões Geográficas. Com esta sétima edição, a Revista consolida-se como uma publicação discente independente e autônoma, resultado de muito trabalho coletivo materializado nesta edição que hora colocamos à livre disposição do público em geral.

No decorrer de mais esse ano que se passou, buscamos contribuir com a reflexão e o debate sobre a Geografia e a Educação, para tanto, organizamos para a ocasião do lançamento da 7ª Edição, o III° Seminário Expressões Geográficas, com o tema: “Práticas Educacionais e Comunicacionais: Contribuições da Geografia para uma Pedagogia Cidadã”, realizado nos dias 07 e 08 de junho, no Auditório da Reitoria da UFSC. Com esse terceiro Seminário, objetivamos refletir coletivamente sobre os problemas e as perspectivas relacionadas à prática educacional e comunicacional da Geografia no atual período histórico. Buscando um diálogo de saberes, o enfoque deste evento parte da construção de conhecimentos solidários e colaborativos em espaços da educação formal, bem como, da educação popular que ocorre no meio dos movimentos sociais em suas mais diversas manifestações cotidianas.

Destacamos também no decorrer desse ano, a nossa participação no XVI° Encontro Nacional de Geógrafos, em julho de 2010, na cidade de Porto Alegre/RS, por intermédio do “Espaço de Socialização de Coletivos”, com a seguinte comunicação: “REVISTA DISCENTE EXPRESSÕES GEOGRÁFICAS: AÇÃO COLETIVA PARA A APROPRIAÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO”, que visou expor ao público, a dinâmica organizativa da Revista, assim como as principais reflexões que vem sendo desenvolvidas pelo grupo.

Novamente e felizmente, pudemos verificar o crescimento da Revista, não somente pela entrada de novos integrantes na Comissão Editorial, mas também com o substancial aumento do número de colaboradores na condição de pareceristas internos, pareceristas externos e no apoio técnico. Nessa edição foram publicados 5 Artigos; 8 Relatórios de Campo; 22 Resumos de Monografias, Dissertações e Teses; além de uma Entrevista com representantes da Comissão Editorial da Revista Geosul, totalizando 36 publicações.

No que diz respeito à seção de Entrevistas, preparamos para essa edição uma homenagem aos 25 anos de existência da Geosul, Revista vinculada ao Departamento de Geociências e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSC. As professoras Maria Dolores Buss e Sandra de Arruda Furtado, responsáveis pela Comissão Editorial da Geosul, nos proporcionaram um relato da trajetória dessa Revista que chega em 2011 à sua qüinquagésima edição na condição de um dos principais periódicos no campo disciplinar geográfico brasileiro.

Quanto aos Artigos publicados neste número, o trabalho intitulado: “O CONCEITO DE ESPAÇO RURAL E AS POLÍTICAS DE GOVERNO NO BRASIL”, faz um levantamento teórico e conceitual no que diz respeito ao debate sobre o espaço rural e as políticas de governo no Brasil, com uma reflexão muito importante acerca da realidade brasileira.

Também na linha do espaço rural, o artigo: “MOVIMENTOS DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA, TERRITÓRIO E IDENTIDADE TERRITORIAL NO ASSENTAMENTO PATATIVA DO ASSARÉ EM PASSIRA-PE”, versou sobre a natureza da relação entre um movimento social do campo, o MST e sua identidade territorial, afim de compreender como se dá a vivência e a organização do território em assentamentos organizados por esse movimento.

A Geografia também vem sendo reinventada, avançando na análise sobre espaço e gênero. Esse é o ousado desafio colocado ao Artigo: “DA GEOGRAFIA ÀS IMAGENS DO CINEMA: UMA DISCUSSÃO SOBRE ESPAÇO E GÊNERO A PARTIR DE PEDRO ALMODÓVAR”.

Passando à área do desenvolvimento urbano, o Artigo: “FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DE LONDRINA - PR E SEUS PROCESSO PRECOCE DE VERTICALIZAÇÃO URBANA”, procura analisar o processo de verticalização na referida cidade entre os anos de 1950 e 1970, no sentido de identificar algumas especificidades que tornaram viáveis a aplicação de capitais nesse processo.

Por fim, o Artigo: “IDEOLOGIA, SEGREGAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO TERRITORIAL: O CASO DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS POPULARES EM TRÊS LAGOAS - MS” manifesta as contradições sócio-territoriais intrínsecas à produção do espaço urbano , tendo em vista a sua expansão urbana nos últimos anos.

Por sonharmos com a perenidade da Revista Discente Expressões Geográficas, temos experimentado diversas formas de organização horizontal da Revista ao longo desses sete anos, isso poderá finalmente se consolidar com a aprovação de nosso Regimento. Por isso, no decorrer dessa edição, avançamos muito na elaboração de um Regimento Interno que normatize e que dê continuidade aos acertos no funcionamento da Revista, no entanto, a aprovação do mesmo ainda mantêm-se como uma pendência para o próximo período. Outro desafio é Sessão Geoeventos, cuja novidade é o seu retorno para a página oficial da Revista. Isso, sem falar da renovação dos membros que se mantém como o nosso principal e “eterno” compromisso.

Por fim, a Comissão Editorial agradece a colaboração de todos que com seu trabalho voluntário viabilizaram mais essa edição, seja em alguma de nossas Comissões ou àqueles que de uma forma ou de outra emprestaram sua força para esse empreendimento coletivo.


Aos nossos leitores, desejamos uma boa leitura!


<< retornar